Como fazer bonecos de papel (Paper Toys) – saúde bucal

Esses bonecos de papel, além de muita diversão, ajudarão as crianças a aprender um pouco mais sobre a saúde bucal. É uma atividade lúdica que favorece a imaginação de histórias e diálogos, ao mesmo tempo que promove a sensibilização do cuidado com os próprios dentes. Transformar uma simples folha de papel num boneco tridimensional é, sem dúvida, uma experiência que proporciona inúmeras aprendizagens.

O link para baixar os arquivos gratuitamente está logo abaixo.

Bonecos de papel: versão para colorir

Boneco de papel para montar - Ácido X - O vilão da saúde bucal - A Boca Mágica

Você pode imprimir os arquivos coloridos e partir para o recorte, colagem e montagem. Entretanto, oferecemos os arquivos na versão preto e branco com a finalidade de desenvolver com as crianças a etapa de colorir. Não só discutir com elas qual seria a melhor técnica de pintura: aquarela, tintas naturais, lápis de cor, etc, como também refletir se ocorrerá antes ou depois da montagem. De fato, pintar um boneco planificado é mais complexo, por outro lado, para pintá-lo já montado a criança precisa relacionar a fragilidade do papel com material de pintura escolhido.

Tipos de papel para impressão

É possível imprimir diretamente num papel de maior gramatura (180g/240g) ou imprimir numa folha comum. Se quiser que os bonecos tenham maior firmeza, você pode colar numa cartolina ou numa caixa de cereal, sabão em pó, etc. Isso também pode baratear a produção.

Quais materiais serão necessários

Papel, cola, tesoura e baixar os arquivos com os personagens.

Receba novos vídeos e conteúdos do blog A Boca Mágica


Arquivo dos bonecos de papel para download

Aqui você vai baixar as versões colorido e em preto e branco num único arquivo.


Agora você já tem tudo para montar os bonecos de papel e criar histórias sobre a importância da saúde bucal. Compartilhe a foto do seu boneco no Instagram A Boca Mágica.

Se você gostou, nos ajude a produzir mais vídeos e atividades educativas, curta o vídeo, inscreva-se no canal do youtube e compartilhe nas suas redes sociais. Conheça aqui algumas experiências realizadas com o livro a Boca Mágica.

Sinopse do livro A Boca Mágica

Capa do livro A Boca Mágica - Saúde bucal infantil

O livro conta a história de Lico, um garoto que depois de sofrer a pior das dores é levado a conhecer e conversar com seus próprios dentes. Descobre que sua boca foi encantada pelo Tridente Celeste, os três primeiros dentes da terra. Esses sábios, que estudaram futurodentia, previram que um terrível vilão roubaria o sorriso de todas as crianças e deixaria o mundo eternamente triste. A missão de Lico, além de combater o Ácido X, é avisar as crianças sobre esse plano maligno e ensiná-las como manter a sua boca segura e saudável. Para cumprir seu objetivo escreve um livro infantil chamado: A Boca Mágica.

Você pode assistir o trailer do livro aqui.

Descrição dos personagens

Lico

Lico é o personagem central da história. Logo depois de sofrer uma terrível dor de dente, ele descobriu que foi o escolhido pelo Tridente Celeste para combater o vilão Ácido X.

Ácido X

Mais do que destruir os dentes das crianças e lhes causar dor, Ácido X quer transformar o mundo num lugar triste, onde as crianças tenham vergonha de sorrir.

Dente Mollar

É da família dos dentes do fundão. Está sempre estressado, pois vive tendo pesadelos com o Ácido X. Só sossega quando a escova de dente vem fazer cafuné na sua cabeça. escova de dente vem fazer cafuné na sua cabeça.

Tridente Celeste

São os três primeiros dentes da terra. Em seus estudos de futurodentia previram que Ácido X tornaria o mundo um poço de tristeza. Para evitar isso encantaram a boca de Lico e também enviaram os dentistas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze − onze =