Lico serrou um dente ao meio! Veja o que ele encontrou.

Sempre que Lico aprende alguma coisa nova na escola, ele aplica aqui no blog. Desta vez, a aula foi sobre anatomia. Segundo explicou a professora Nara, anatomia é a parte da medicina que descreve a estrutura interna e externa do corpo humano.

Ele ficou curioso e foi pesquisar como seria um dente por dentro. Lico imaginava que o dente era apenas aquela parte branca acima da gengiva. Não era. Descobriu que dente tem, por exemplo, a raiz, uma parte que fica escondida embaixo da coroa. É ela que, junto com o ligamento periodontal, fixa o dente no osso e dá suporte ao esforço da mastigação.

Qual a parte mais resistente do corpo humano?

Lico se surpreendeu ao saber que a parte mais resistente do corpo não era o osso, e sim, o esmalte dos dentes. É tão resistente que pesquisadores estão estudando como copiar sua estrutura molecular para o desenvolvimento de materiais aeronáuticos! Mas o esmalte também tem suas fraquezas, como por exemplo, o açúcar. Mas este é um assunto para outro dia.

Para ficar mais fácil de entender ele fez um desenho simplificado. Como se ele tivesse serrado o dente ao meio. 😯 Calma, foi só no desenho. Lico escolheu para isso um dente molar. Existem outros dentes como os caninos, incisivos e pré-molares, que possuem estruturas um pouco diferentes.

Desenho - Anatomia de um dente molar
Clique na imagem para ampliar

Nesta ilustração ele dividiu em dois blocos, a coroa, parte visível do dente e a raiz. E nominou os principais elementos, o esmalte, a dentina, a polpa e o canal radicular. Mostrando também onde ficam os vasos sanguíneos e nervos.

Ele achou que com esse desenho aprendeu muitas coisas e será útil para aprender muitas outras. Por exemplo, ver como o terrível vilão 👿 Ácido X ataca os dentes, ou melhor, como surgem as cáries. Entender o que é aquele famoso “tratamento de canal”. Saber de onde vem a dor. Enfim, essa imagem nos ajudará em muitas explicações sobre saúde bucal.

Deixe seu e-mail para receber as novidades do blog. 😉

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.