Espelho, espelho meu, existe boca encantada?

Investigando a boca

Lico, outro dia, teve mais um pesadelo com boca. Desta vez, com controle remoto. Nada fazia muito sentido. Mas sonhara novamente com boca. Ficou intrigado.

Agora estava ali, em cima da cadeira, defronte ao espelho, checando se seus dentes estavam bem limpinhos. Olhando cada detalhe de sua boca. Pensando o que ela teria de tão especial para frequentar os seus sonhos por tanto tempo.

Depois de algum tempo em silêncio, observando a si mesmo falou, com voz empolada: – Espelho espelho meu, existe algo nesta boca que não sei eu? Esperou, esperou. Desceu. Sentou-se na cadeira. Esperou mais um pouco apoiando os cotovelos nos joelhos e as mãos no queixo. Nada. Nenhuma palavra do espelho. Subiu novamente na cadeira, colocou o ouvido no espelho e nada. Mas Lico não se deu por vencido. Decidiu que iria investigar e descobrir tudo sobre a boca.

– Mãe o que é a boca? Perguntou ele assim que se sentou à mesa do café da manhã. Mães parecem estar acostumadas a perguntas estranhas, mas sempre se surpreendem. Terminando de mastigar um pedaço de bolo de cenoura ela disse apontando para própria boca: – É o que você usa para comer.  Lico ficou um pouco desapontado, esperava uma explicação mais complexa, dizer apenas que é o que você usa para comer… Vendo sua decepção sua mãe diz: eu sei quem pode lhe ajudar: o dicionário.

A…B,…Ba, Balão,…Beiço,…Bico,…Boca!

– Nossa! Quanta coisa! disse Lico com um sorriso nos lábios ao ver a quantidade de significados. A palavra boca é um substantivo feminino. Sua sílaba tônica é o bo. Tem duas sílabas, Bo-ca. E quatro letras b-o-c-a. Duas vogais “o” e “a”. E duas consoantes “b” e “c”.

Significado 1: Cavidade do rosto, nos seres humanos, ou da cabeça, nos animais, por onde se ingerem os alimentos.

– É mesmo, eu nem tinha lembrado da boca dos animais, pensou ele.

Lico! Já estamos atrasados para escola!, gritou sua mãe do portão. – Amanhã você continua sua pesquisa.

Veja também

One thought on “Espelho, espelho meu, existe boca encantada?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.