A escola Jardim São José, localizada na cidade de Codó, no Maranhão, realizou na semana passada um belo projeto de higiene bucal. Dirigido para crianças de 4 a 5 anos, o projeto contou com a leitura do livro a Boca Mágica, atividades relacionadas a história, como colorir e montar bonecos, desenho livre e até a utilização de um modelo tridimensional de boca e escova.

Envolvendo as crianças no projeto

Segundo o professor Francisco, a ideia surgiu numa roda de conversa, onde constatou-se que algumas crianças apresentavam problemas de saúde bucal. A partir daí, com o apoio das professoras Enedina e Joana o projeto ganhou vida.

“A contação da história facilitou muito o nosso trabalho, pois as crianças nos encheram de perguntas. E para dar as explicações recorremos ao modelo “gigante” de boca. Com ele foi possível falar sobre o uso do fio dental, a anatomia dos dentes e também demonstrar a forma correta de escová-los, inclusive salientando a importância da limpeza da língua”, relata Francisco.

Desenvolvendo as atividades

Posteriormente, com as crianças totalmente envolvidas no tema, o passo seguinte foi a realização das atividades. Desenhos para colorir e bonecos de papel foram baixados no blog do livro. Os alunos também foram estimulados a produzir desenhos livres. O resultado pode ser visto nas fotos abaixo.

Para os professores o projeto foi um sucesso, pois as crianças além de absorverem o conhecimento, ainda transmitiram o conteúdo para seus pais. “Agora, quando chegam na sala de aula, fazem questão de comentar que escovaram os dentes antes de saírem de casa”, acrescenta o professor.

Francisco procurou A Boca Mágica há alguns meses, interessado no projeto “A Boca Mágica na Escola”. Infelizmente não foi possível atendê-lo, pois as visitas estavam restritas a São Paulo. Mas ele não desistiu e realizou, junto com suas colegas, este excelente trabalho. Além de persistente, é um educador infantil apaixonado por livros. Diz que seu interesse pela leitura vem de longe, desde quando percebeu que através daquelas histórias ele poderia viajar sem sair do lugar.

Parabéns aos professores Francisco, Enedina e Joana. Lico, nosso personagem principal, também ficou muito feliz em poder brincar e se divertir com seus novos amiguinhos maranhenses.

Quer ver as outras fotos (50) do projeto? Acesse aqui a página do facebook da escola Jardim São José. Basta ir clicando sobre as imagens. Você vai “curtir”.

Caso tenha produzido algum projeto ou atividade com A Boca Mágica, compartilhe conosco. Seu trabalho pode inspirar outras pessoas.

Outras histórias que você poderá gostar:

A Boca Mágica no Rio Grande do Norte

A Boca Mágica no Rio de Janeiro

A Boca Mágica em São Paulo 

Receba gratuitamente os conteúdos de A Boca Mágica.

Cadastre seu e-mail e receba regularmente as atualizações do nosso blog.

Parabéns! Em breve você receberá nossas atualizações.