Categorias
Dentista na escola

Dentista na escola: projeto Sorriso Protegido

[et_pb_section admin_label=”section”]
[et_pb_row admin_label=”row”]
[et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text admin_label=”Text”]Como já foi dito aqui no blog a ideia é compartilhar experiências que iluminem e estimulem novas parcerias entre dentistas e escolas, resultando na promoção da saúde bucal entre jovens e crianças.

Veremos a seguir o relato do projeto “Sorriso Protegido”, desenvolvido pela Dra. Andréa Dias, odontopediatra na cidade de Natal, Rio Grande do Norte.

“O Projeto Sorriso Protegido é um serviço de prevenção e educação para saúde bucal em ambiente escolar. Foi desenvolvido para berçários, creches e escolas onde a criança passa parte de seu dia e necessita fazer higiene bucal após as refeições.

Observei várias necessidades que deveriam ser preenchidas por um dentista naquele ambiente. Por exemplo, essa equipe de professoras e auxiliares estava treinada para executar a escovação e supervisioná-la? Que escovas dentais e cremes dentais seriam mais adequados? Fio dental fazia parte do esquema de higiene bucal? E a quantidade de pasta? Como guardar de forma segura e higiênica este material? E os acidentes envolvendo a boca e os dentes (que podem acontecer… e acontecem na escola), havia algum tipo de preparo desta equipe? 

Escrevi o projeto me baseando em todos esses aspectos observados. A primeira creche onde apresentei o projeto tinha uma equipe de saúde formada por pediatra, nutricionista, psicóloga e enfermeira. Na época, há 16 anos, era uma creche referência na cidade. De cara eles aceitaram o projeto e o compraram. Daí pra frente levei VÁRIOS NÃOS…, mas nunca desisti da ideia e segui em frente.  

O projeto prevê visitas mensais a essas escolas e a cada ano renovo os contratos ou se não, abro espaço para uma nova escola, ao todo posso ter 04 escolas por ano. É muito importante frisar os benefícios do projeto para os alunos e também para os pais, sim, eles também são envolvidos no projeto. Eles recebem informativos mensais e duas palestras anuais. Todos os responsáveis recebem no início do ano o calendário do projeto com as datas da visita e podem marcar horário para conversarem e tirarem suas dúvidas ou na escola ou no próprio consultório.  

O contato e convívio com o dentista na escola facilita muito o relacionamento com as crianças, pois o profissional está num ambiente familiar a elas. Isso ajuda também nas visitas que devem ser feitas de 4 em 4 meses no consultório.

A importância do projeto para escola é o de agregar valor aos seus serviços e ter um diferencial quanto a outras escolas principalmente se ela oferecer o tempo integral. Além do fato de ter uma equipe preparada para realizar uma atividade diária na escola. As professoras, auxiliares e coordenadoras são orientadas e treinadas durante a semana pedagógica, que acontece na maioria das escolas no início do ano letivo. Elas tornam-se multiplicadoras das informações durante todo o ano.”

Você participa ou conhece algum projeto de “dentista na escola”, compartilhe. Não importa o tamanho, se é de escola pública ou particular, se você é dentista ou educadora, participe! Sua experiência pode ajudar outras pessoas à ajudar outras pessoas.

Quer o livro A Boca Mágica no seu projeto de higiene bucal? Veja como adquiri-lo com frete grátis, aqui.

Deixe seu e-mail e receba gratuitamente as novidades do blog.

[wysija_form id=”2″][/et_pb_text][/et_pb_column]
[/et_pb_row]
[/et_pb_section]

12 respostas em “Dentista na escola: projeto Sorriso Protegido”

Olá! Sou cirurgiã dentista e gostaria muito de implantar um projeto como este na escola do meu bairro. Tenho algumas dúvidas. É feio um contrato com a escola? Se sim, como seria? Grata.

Olá, sou Cirurgiã-Dentista e gostaria muito de ter mais informações ao seu projeto, tenho interesse em trabalhar com escolas no proximo ano, desde já muito obrigada!

Ola, sou professora e gostaria de saber como posso levar esse projeto para minha escola.

claudineia clementediz:

sou professora em uma escola estadual no município de Suzano/SP – Grande São Paulo. Gostaria de saber como proceder para trazer este projeto para escola. Grata,

Olá me chamo Kelly, moro em salvador e observei que em todas as escolas principalmente as com periodo integral essa idéia do projeto dentista na escola não existe. Gostaria de conversar com você para tentar trazer o projeto para Bahia!
Aguardo retorno
71996193159

ola gostaria de saber melhor sobre o projeto obg

Olá . Sou cirurgiã dentista e Gostaria de conhecer melhor esse seu projeto, estou entrando nesse meio de escolas. Parabéns.

Boa noite faço um trabalho parecido aqui em Atibaia ,gostaria de conhecer melhor seu projeto, para que ele possa agragar ao meu ,muito obrigado e Parabens

Olá!! Sou cirurgiã-dentista e amei a idéia de vocês!!
Gostaria muito de participar do projeto e apresentá-lo às minhas crianças!!
Como faço para adquirir o livro???
Obrigada!!

Olá Sou Técnica em Saúde Bucal e Gostaria de participar desse projeto,como faço para ter este livro.
Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.