Categorias
Dentista na escola Notícias

O ótimo resultado do mutirão odontológico nas escolas

Prevenção: mutirão odontológico realizado nas escolas municipais de Ribeirão Preto reduz o número de crianças encaminhadas para tratamento.

Ribeirão Preto – Coordenadoria de Comunicação Social

Fotos: MateusZF

Josiane Montans disse que o número de crianças enviadas para tratamento em rede municipal diminuiu devido ao trabalho preventivo

Em apresentação realizada na manhã desta quarta-feira, equipe que coordena mutirão odontológico nas escolas municipais informou que o número de crianças encaminhadas para tratamento dentário caiu 40 % em relação ao ano passado

A equipe do Programa de Procedimentos Coletivos e Preventivos em Odontologia da Secretaria Municipal da Saúde apresentou na manhã desta quarta-feira, dia 17, o relatório do 3º Mutirão Odontológico realizado nas escolas municipais de Ribeirão Preto. A apresentação aconteceu no auditório da empresa 3M, parceira do Projeto, e contou com a presença da secretária municipal de Educação, Débora Vendramini, a diretora do Departamento de Atenção à Saúde das Pessoas, enfermeira Ilka Barbosa Pegoraro e o diretor da Divisão Odontológica, Pedro José Bistane, da Secretaria Municipal de Saúde.

O Mutirão Odontológico foi realizado de 9 de maio a 20 de junho e envolveu cerca de 40 cirurgiões-dentistas. Durante esse período foram avaliadas 5.300 crianças, de 3 a 5 anos, de 30 escolas da rede municipal. “Ficamos um dia em cada escola fazendo palestras de prevenção, ensinando a escovação correta, fazendo avaliação clínica e tratamento”, explica Josiane Aparecida Ferreira Costa Montans, coordenadora do Programa.

Durante o mutirão de 2010 foram tratados 3.524 dentes, enquanto que em 2011 foram 2.528, ou seja, 40% a menos. “Acreditamos que os trabalhos realizados nos mutirões anteriores começaram a dar resultado. As crianças estão aprendendo com as palestras educativas e cuidando melhor dos dentes”, afirmou.


Professora Débora Vendramini, Secretaria de Educação, disse que a presença dos dentistas nas escolas é fundamental

As palestras preventivas e educativas contam com o apoio do Robodente, cedido pelo professor Pedro Bignelli, da USP, e, na fase de escovação, cada criança ganha uma escova de dente. “No atendimento clínico fazemos uma avaliação da saúde bucal e quando necessário um tratamento mais demorado, encaminhados para na UBS mais próxima de sua residência”, completa Josiane.

A secretaria Débora Vendramini disse, em seu depoimento, que a presença dos dentistas nas escolas é fundamental. “Sou profissional da educação há 47 anos e, como gestora, tenho consciência de que os recursos públicos precisam ser bem investidos. A presença dos dentistas nas escolas cumpre esse papel, porque faz a prevenção da saúde bucal das nossas crianças”, afirmou a secretária.

A enfermeira Ilka Pegoraro, que representou o secretário da Saúde, Stênio Miranda, na apresentação, parabenizou os profissionais que atuaram no mutirão. “O Mutirão Odontológico recebe uma grande atenção da Secretaria de Saúde, porque ele previne várias doenças bucais”, ressaltou.

Claudia Possan, executiva de negócios da 3M, disse que a empresa tem grande prazer em participar de projetos desta natureza. “O trabalho realizado pela Prefeitura nos dá base para uso do nosso produto na área odontológica”, completou.

A Boca Mágica: Você participa ou conhece algum projeto de prevenção odontológica na escola? Compartilhe suas experiências aqui. A ideia é promover e incentivar novas ações entre dentistas e escolas.

5 respostas em “O ótimo resultado do mutirão odontológico nas escolas”

Fernanda Michelottidiz:

gostaria de adquirir o livro para poder iniciar um projeto

Sou técnica em saúde bucal,e trabalho também com projetos escolares.Gostaria de saber como adquirir o livro,seu projeto é interessantíssimo.Grata

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.