Categorias
Notícias Projetos sociais

Projeto Serra Sorrindo, uma experiência bem-sucedida na área da odontologia

Prefeitura de Municipal de Serra – ES
por Maria Angela Siqueira

Nesta terça-feira (07), a Secretaria da Saúde da Serra lançou o projeto Serra Sorrindo, uma experiência bem-sucedida na área da odontologia que vem sendo aplicada no Caic de Feu Rosa e que agora será levada para outras nove escolas do município beneficiando a 4.733 alunos. A solenidade aconteceu no Centro de Convivência do Idoso, em Serra Sede, às 9 horas.

O projeto inicial, de autoria da dentista Marisa Galvão – especialista em Saúde Coletiva e Odontopediatra (atendimento infantil) e da odontopediatra Débora Domingues Gonçalves, deu tão certo que ganhou cartilha específica para ser trabalhada com alunos e professores de primeira a quarta série do ensino fundamental.

São mais de 5 mil cartilhas confeccionadas, voltadas para cada série específica, com brincadeiras, jogos, desenhos, música e outras atividades, ensinando de forma lúdica às crianças a importância de se ter uma boca saudável.

O lançamento do projeto prevê ainda a capacitação de 181 professores que se tornarão multiplicadores de boas práticas em saúde bucal ao adotar dicas de como abordar o assunto em sala de aula nas diversas disciplinas. “É muito comum nas aulas iniciais de matemática ensinar as crianças a somar usando pirulitos como exemplo. Por que não usarmos como exemplo escovas de dentes?”, observou a dentista.

O projeto Serra Sorrindo foi elaborado de forma a ser desenvolvido gradativamente com as crianças em sete aulas. A cada aula, a dentista vai aprofundando mais o assunto, despertando o interesse dos pequenos e levando-os a perceber o quanto uma boca saudável e um sorriso perfeito fazem diferença na qualidade de vida e na autoestima das pessoas. Para as crianças, seus amigos e familiares, é uma lição para a vida toda.

Além da cartilha, outros recursos também são utilizados: teatro, música, poesia, jogral, exposições. Tudo isso já ajudou os alunos de Feu Rosa e vai levar para outros alunos da Serra informações sobre bons hábitos alimentares; noções de cidadania, a importância da higiene bucal, corporal e no ambiente que se vive; como funciona o aparelho digestivo (o que acontece com os alimentos ingeridos), o que acontece com o corpo quando se alimenta de forma errada; o que é a cárie, prevenção e tratamento, método correto de escovação e limpeza dos dentes e da boca.

O projeto da dentista Marisa Galvão já serviu de exemplo para profissionais de todo o Brasil. Foi apresentado no XX Encontro Nacional de Administradores e Técnicos do Serviço Público Odontológico (Enatespo), que aconteceu no final de julho do ano passado, no Centro de Convenções de Vitória.

A Prefeitura da Serra tem incentivado cada vez mais os seus profissionais de saúde a desenvolverem ações e projetos voltados para a promoção da saúde. Com os bons resultados em Feu Rosa, onde o projeto inicial ganhou apoio da comunidade escolar e dos pais de alunos, a Secretaria da Saúde, em parceria com a Secretaria de Educação, decidiu ampliar o projeto, abrangendo um número maior de crianças.

Aprenda com a cartilha

Vamos aprender a cantar uma música dos dentinhos?

(Música cantada com a melodia da cantiga“Se esta rua fosse minha”)
Fonte: Odontopediatra Marisa Galvão

Minha boca minha boca tem dentinhos,
Tem dentinhos que preciso escovar,
Se eu dormir, se eu dormir sem escovar
Meus dentinhos os bichinhos vão furar.

Quando eu como os meus dentes ficam sujos,
E os bichinhos querem logo atacar,
É por isso que eu sou bem espertinha
Pego escova, fio dental e vou limpar.

Se os meus dentes estiverem sempre limpos
Não terei, não terei nenhuma dor,
Só irei ao dentista passar flúor,
Escovinha, escovinha,

Tchau Doutor.

Vamos varrer a nossa casa e deixá-la bem limpinha?
(Música cantada com a melodia da cantiga “Escravos de Jó”)
Fonte: Odontopediatra Débora Domingues Gonçalves

Agora eu vou
Limpar os meus dentinhos,
Fora cárie e toda a sujeirinha,
Pra cima e para baixo
Escovar bem direitinho,
Na luta contra a cárie
Herói sou eu e a escovinha

Fonte: Prefeitura de Serra – ES

1 resposta em “Projeto Serra Sorrindo, uma experiência bem-sucedida na área da odontologia”

Olá tenho a intenção de realizar um projeto parecido, mas estou perido não sei como apresentar isso para as escolas, por acaso você pode me orientar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.