Categorias
Notícias

A cidade de Tupã faz avaliação da saúde bucal nas escolas

Com  objetivo de conscientizar e promover a saúde bucal nas Escolas Municipais de Ensino Infantil (EMEI) a odontopediatra, Eliza Nakashima, da Secretaria da Saúde realiza uma avaliação anual sobre a saúde bucal dos alunos das escolas infantis. Após a avaliação, a odontopediatra envia para os pais a avaliação, sempre recomendando, nos casos em que a necessidade de realizar algum procedimento dentário, procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais proximo da sua residência ou até mesmo nos casos mais urgentes o Centro Odontologico de Especialidades (CEO).
                                                       
Já a  pessoa que não reside proximo ou não é coberta pela USF poderá procurar uma Unidade Básica de Saúde ou então o recem inaugurado Centro Odontológico Municipal (COM). A responsavel pelo setor odontologico, Sandra Giansante, disse que a Secretaria de Saúde promove durante o ano diversos projetos e ações em prol da saúde Bucal. NA ocasião, ela exemplificou a escovação supervisionada que é realizada uma vez por mês, quando uma dentista e uma assistente de consultório dentário (ACD) da Unidade de Saúde da Família vai até a EMEI mais proxima da USF e é ensinado aos alunos a correta escovação dos dentes.

“Esta iniciativa realizada pela odontopediatra, Eliza Nakashima, é muito importante para que possamos ter dados e uma avaliação anual de como vai a saúde bucal dos alunos. Neste avaliação, foi detectado que ainda muitos alunos não cuidam direito dos seus dentes e isso é série porque compromete a saúde bucal”, disse Sandra. Com a inauguração do COM tanto os alunos ou mesmo os pais que não tinham tempo de realizar uma revisão dentária podem ir até o Centro nos periodos da manhã, da tarde ou a noite para ver como anda a saúde dos seus dentes. A visita é gratuita.

Fonte: Assessoria de Imprensa
http://www.tupa.sp.gov.br

Você participa ou conhece algum projeto educativo em escolas? Compartilhe suas experiencias aqui no blog. Como começou? Quais as dificuldades? Quais os resultados? Sua iniciativa pode incentivar outras pessoas a desenvolver novas ações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.