As bocas gambás ou o mau hálito

postado em: Entrevistas de Lico | 7

As bocas-gambás ou o mau hálito
Hoje vou entrevistar a Dra. Paula Rollemberg. Ela é dentista, especialista em halitose. Halitose? Isso mesmo, halitose. Também conhecida como bafo de onça, boca de gambá, mau hálito, entre outros nomes. Vamos descobrir como esse cheiro horrível aparece na boca. O que ela causa e como podemos tratá-la. E melhor, vamos aprender com a Dra., como evitar que o gambá pule dentro da nossa boca e resolva morar lá para sempre.

Lico: Olá Dra. Paula. Seja bem vinda à Boca Mágica. Antes de saber sobre a halitose, gostaria que nos contasse porque decidiu ser dentista e o que faz um dentista.
Dra. Paula: Olá, Lico! Estou muito feliz por conversar com você, muito obrigada pelo convite. Sou sua fã 🙂

Eu decidi que queria ser dentista, com 5 anos, na primeira visita ao consultório de minha dentista. Fiquei encantada com aquele mundo cheio de aparelhos diferentes, grandes e que iam tratar de meus dentinhos, na época. Eu adorava ir ao dentista. E numa das consultas eu disse a dentista que quando
crescesse seria igual a ela. E ela não esqueceu disso. 🙂 Quando me formei e levei o convite, a minha primeira dentista, ela nem acreditou e disse.” Bem que você pequenininha, falava que iria ser dentista”. 🙂

O dentista tem como papel cuidar dos dentes de seus pacientes, para que eles nunca se estraguem e que possam participar da mastigação dos alimentos de modo certinho, ensinar a escovar os dentes e a língua corretamente, colocar os dentinhos que nascem tortos no lugar correto com aparelho, prevenir e tratar o mau hálito, ou seja, ele é a pessoa em quem você poderá confiar para cuidar de você e de sua boca.

Lico: O que é a boca-gambá…ops…quer dizer o que é a halitose?
Dra. Paula: A halitose ou mau hálito, é na verdade o sintoma de que algo está errado no nosso organismo. E percebemos isso, pelo cheiro ruim que sai de nossa boca e também de nosso nariz. Quando se descobre o que causa, pode ter cura.

Lico: A halitose também atinge as crianças?
Dra. Paula: As crianças podem ter sim. A causa pode ser a higiene deficiente dos dentes e da língua, a alimentação desregrada e de alimentos não saudáveis ou alguma patologia como sinusite, rinite, entre outros que não foi tratado e que as vezes, não foi diagnosticado.

Existe algum teste para descobrir se temos halitose?
Para identificar o mau hálito existem aparelhos portáteis e os de consultório que medem a quantidade e a qualidade do odor.  Os de consultório servem com referência visual ao paciente. Mas o olfato do profissional que o trata, é o melhor medidor. 🙂

E se eu descobrir que um gambá mora na minha boca…quer dizer que tenho halitose o que devo fazer? Chupar uma balinha resolve?
Quando a pessoa percebe que tem mau hálito, o que não é maioria, deve-se procurar logo um dentista. Em alguns casos, só o tratamento de cáries, de gengiva inflamada e orientação da correta escovação, pode resolver. Quando o mau hálito persiste após um tratamento, está na hora de procurar um especialista em halitose. Ah, a balinha, não resolve. O ideal é tirar o cheiro ruim e não colocar outro cheiro para competir com ele. No final, o cheiro ficará pior.

Que outros problemas a halitose pode causar? É verdade que algumas pessoas até se afastam dos amigos por causa do mau hálito?
A halitose pode causar como pior consequência a perda da auto- estima, neurose e até depressão. Pessoas que sofrem destes distúrbios, precisam de ajuda psicológica também. E por estes motivos, pessoas perdem namoros, terminam casamentos, perdem ou se demitem de seus empregos. Causa um mal social, não um mal a saúde, pois a halitose já é o alerta de algo está errado.

O que devemos fazer para evitar a halitose?
Para evitar a halitose a higiene bucal deve ser correta e feita pelo menos 3 vezes ao dia, não esquecendo da língua. Ter uma alimentação regrada e saudável, beber pelo menos 2 litros de água por dia e ir ao dentista de 6 em 6 meses para fazer aquela avaliação básica.


Gostaria de falar alguma coisa a mais?
Gostaria mais uma vez de agradecer a você, Lico, pelas perguntas inteligentes e importantes para conhecer mais sobre o que é a halitose e principalmente deste momento agradável em sua companhia. Sempre que precisar, pode me chamar que voltarei para conversar mais com você.

Lico: 

Obrigado Dra. Paula, você nos ensinou muitas coisas sobre a halitose. Até a próxima!
 

Recomendo a todos uma visita ao blog da Dra. Paula Rollemberg, o Saudálito, lá você encontrará  informações didáticas e dicas sobre a halitose http://saudalito.wordpress.com/

7 Responses

  1. Bethania

    Que fofo! Parabéns Lico pela excelente entrevista!

  2. a-boca-magica

    Esse Lico tem futuro…rs. A dra. Rollemberg nem preciso falar. Obrigado Daizinha, Marcos e Tio Dentista.

  3. paula

    E obrigada pelo apoio dos amigos Marcos Rocha e Tio dentista. Bjs para vcs 🙂

  4. paula

    Gostaria mais uma vez de agradecer a oportunidade que o Boca Magica ofereceu a mim, para falar de um assunto desagradável e que poucos sabem resolver que é o mau halito.
    Sempre que precisar de mim, pode contar!
    Bjs para o Lico e para o querido Ailton.
    Paula Rollemberg

  5. Tio Dentista

    Lico, parabéns pela entrevista. Gostei muito!
    E a Dra. Paula é nota 1000!!!

  6. Marcos Rocha

    O lico é um otimo reporter e a dentista uma super dentista.. Não há mau halito que resista..
    parabéns

  7. Daizinha

    Uau! q chique! gostei muito,mta coisa bacana ai 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + oito =