Categorias
Uncategorized

Escola do Maranhão desenvolve projeto com o livro A Boca Mágica

[et_pb_section admin_label=”section”] [et_pb_row admin_label=”row”] [et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text admin_label=”Text”]

A escola Jardim São José, localizada na cidade de Codó, no Maranhão, realizou na semana passada um belo projeto de higiene bucal. Dirigido para crianças de 4 a 5 anos, o projeto contou com a leitura do livro a Boca Mágica, atividades relacionadas a história, como colorir e montar bonecos, desenho livre e até a utilização de um modelo tridimensional de boca e escova.

Envolvendo as crianças no projeto

Segundo o professor Francisco, a ideia surgiu numa roda de conversa, onde constatou-se que algumas crianças apresentavam problemas de saúde bucal. A partir daí, com o apoio das professoras Enedina e Joana o projeto ganhou vida.

“A contação da história facilitou muito o nosso trabalho, pois as crianças nos encheram de perguntas. E para dar as explicações recorremos ao modelo “gigante” de boca. Com ele foi possível falar sobre o uso do fio dental, a anatomia dos dentes e também demonstrar a forma correta de escová-los, inclusive salientando a importância da limpeza da língua”, relata Francisco.

Desenvolvendo as atividades

Posteriormente, com as crianças totalmente envolvidas no tema, o passo seguinte foi a realização das atividades. Desenhos para colorir e bonecos de papel foram baixados no blog do livro. Os alunos também foram estimulados a produzir desenhos livres. O resultado pode ser visto nas fotos abaixo.

Para os professores o projeto foi um sucesso, pois as crianças além de absorverem o conhecimento, ainda transmitiram o conteúdo para seus pais. “Agora, quando chegam na sala de aula, fazem questão de comentar que escovaram os dentes antes de saírem de casa”, acrescenta o professor.

Francisco procurou A Boca Mágica há alguns meses, interessado no projeto “A Boca Mágica na Escola”. Infelizmente não foi possível atendê-lo, pois as visitas estavam restritas a São Paulo. Mas ele não desistiu e realizou, junto com suas colegas, este excelente trabalho. Além de persistente, é um educador infantil apaixonado por livros. Diz que seu interesse pela leitura vem de longe, desde quando percebeu que através daquelas histórias ele poderia viajar sem sair do lugar.

Parabéns aos professores Francisco, Enedina e Joana. Lico, nosso personagem principal, também ficou muito feliz em poder brincar e se divertir com seus novos amiguinhos maranhenses.

Quer ver as outras fotos (50) do projeto? Acesse aqui a página do facebook da escola Jardim São José. Basta ir clicando sobre as imagens. Você vai “curtir”.

Caso tenha produzido algum projeto ou atividade com A Boca Mágica, compartilhe conosco. Seu trabalho pode inspirar outras pessoas.

Outras histórias que você poderá gostar:

A Boca Mágica no Rio Grande do Norte

A Boca Mágica no Rio de Janeiro

A Boca Mágica em São Paulo 

[/et_pb_text][/et_pb_column] [/et_pb_row] [/et_pb_section]

7 respostas em “Escola do Maranhão desenvolve projeto com o livro A Boca Mágica”

Olá
Onde posso encontrar esse livro boca mágica? Gostariamos de fazer algo parecido em Osasco juntamente com a Dental Saúde

É maravilhoso percebermos que boas ideias podem fazer a diferença no singelo ato de educar, parabéns Francisco Carlos pela ousadia de inovar sempre, e parabéns a você Ailton, por nos proporcionar uma literatura que promove além de diversão uma possibilidade de construir conhecimentos.

Olá, Cícero!
Obrigado pela visita. Tenho certeza que o trabalho do Francisco vai inspirar outros educadores.

Um abraço,
Ailton Sobral

Gotaria de parabenizar o Jardim de Infância São José pelo o belíssimo trabalho realizado. Saudações infantis a toda equipe!

Vitória Régia C. de Sousa Santosdiz:

Oi Ailton, que prazer ler seus comentários sobre o projeto realizado no Jardim São José , e do envolvimento do professor Francisco com suas crianças e problemas reais ilustrados no seu livro. Educadores como este são poucos; falo com essa certeza porque sou Supervisora dele e apoio no que sou solicitada. Obrigada mais uma vez. Um abraço.

Olá, Vitória!

Eu é que agradeço a possibilidade de divulgar esse belo projeto da escola Jardim São José. Ele é mais uma prova de que os educadores comprometidos realmente fazem a diferença. Também fico feliz em saber que eles contam com seu respaldo e seu incentivo. Quem ganha com isso são as crianças maranhenses, que crescerão mais preparadas para vencer os desafios que virão. Caso realize o projeto em outras escolas, não deixe de compartilhar conosco.

Parabéns pelo trabalho e um grande abraço.

Ailton Sobral

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.